Pneumonia

A pneumonia é uma reação inflamatória do pulmão causada por vários microorganismos, como bactérias, vírus, fungos, substâncias inorgânicas e por reações alérgicas. Muitas vezes ela é provocada por causas desconhecidas ou por agentes nocivos inalados.

Estima-se que, a cada ano, 2,2 milhões de casos de pneumonia ocorrem no Brasil. O maior número de internações ocorre nos extremos de idade, isto é, nas crianças e nos idosos acima de 60 anos. No Brasil, as pneumonias ocupam o quarto lugar entre as causas de óbitos.

A pneumonia pode ter mais de 30 causas diferentes, entre bactérias, vírus, fungos e patógenos mais raros. As infecções causadas por bactérias respondem pela maioria dos casos, envolvendo principalmente o pneumococo (Streptococcus pneumoniae), um dos principais causadores de otite média aguda, sinusite e meningite, tanto em crianças quanto em adultos.

Os sintomas mais característicos da doença incluem febre alta, calafrios e tremores, suores intensos, tosse produtiva, com secreção amarelada, dor no peito, respiração e batimentos cardíacos rápidos e, em casos mais graves, falta de ar e aparecimento de coloração azulada nas extremidades, e confusão mental. Esses sintomas surgem aos poucos ou subitamente, mas muitas vezes decorrem de uma gripe ou de um resfriado. Nos extremos de idade os sintomas podem ser mais inespecíficos.

O diagnóstico inicialmente é feito com base apenas na presença de sinais e sintomas compatíveis com a doença e de alguns achados que podem estar presentes no exame físico. Na maioria das vezes o diagnóstico pode ser confirmado após a realização de uma radiografia do tórax.

O tratamento da maior parte dos casos de pneumonia adquirida na comunidade é ambulatorial. São internados somente os pacientes pertencentes aos grupos de risco e os que apresentarem sinais de gravidade como confusão mental, falta de ar, pressão baixa, queda da oxigenação do sangue.

O tratamento é feito com o uso de antibióticos, além de analgésicos e antitérmicos. Recomenda-se repouso e alimentação adequada.  Existe uma série de critérios de gravidade que o médico deve avaliar quando faz o diagnóstico de pneumonia para definir qual o melhor local de tratamento e qual o melhor antibiótico a ser utilizado.

Não existe uma forma totalmente eficaz de se prevenir de uma pneumonia. Como regras gerais para um bom funcionamento do sistema imunológico recomenda-se uma boa alimentação, atividade física e repouso adequado.

A vacinação anual contra a gripe é a melhor forma de prevenção contra pneumonia, pois a pneumonia é a complicação mais frequente e é a causa mais comum de morte por gripe.