Embolia Pulmonar

A embolia pulmonar é causada pela obstrução das artérias dos pulmões por coágulos (trombos ou êmbolos) que, na maior parte das vezes, se formam nas veias profundas das pernas e são liberados na circulação sanguínea.

A gravidade do quadro está diretamente correlacionada com o tamanho do êmbolo. Os maiores podem interromper completamente a circulação pulmonar e causar morte súbita.

São fatores de risco para a embolia pulmonar a imobilidade prolongada, cirurgias extensas, câncer, traumas, uso de anticoncepcionais com estrógeno, reposição hormonal, gravidez e pós-parto, varizes, obesidade, tabagismo, insuficiência cardíaca, idade superior a 40 anos, DPOC e distúrbios na coagulação do sangue.

Os trombos pequenos ou aqueles que são rapidamente desfeitos podem não provocar sintomas, ou provocar sintomas leves que passam despercebidos. Quando os trombos são maiores os seguintes sintomas são indicativos da embolia pulmonar:

O levantamento da história clínica e dos fatores de risco do paciente são os primeiros passos para o diagnóstico da embolia pulmonar. Existem, no entanto, exames de laboratório e de imagem que ajudam a esclarecer a suspeita da doença.

Algumas situações podem representar risco maior para a formação de coágulos nas veias. O uso de medicamentos anticoagulantes, de meias elásticas, o reinício da atividade física rapidamente nos pós-operatórios e a realização de exercícios para movimentar as pernas durante os períodos de grande imobilidade, são medidas que ajudam a minimizar o risco.

O tratamento da embolia pulmonar inclui a administração de oxigênio e de anticoagulantes  (um medicamento de ação rápida que evita o aumento dos coágulos já existentes e a formação de novos coágulos). Esses medicamentos precisam ser utilizados com acompanhamento médico, pois aumentam o risco de sangramentos.