Covid-19

Covid-19 é uma doença respiratória aguda causada por um subtipo de coronavírus denominado Sars-CoV-2. A doença e o novo vírus só se tornaram conhecidos quando foi identificado o primeiro foco da enfermidade ocorrido em dezembro de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, Província de Hubei. Os primeiros doentes apresentaram um quadro de pneumonia grave de causa desconhecida.

Menos de três meses depois, o acompanhamento dos primeiros doentes mostrou que o Sars-CoV-2 tinha se espalhado por outras cidades da China e o número de mortes tinha crescido bastante.

Importante lembrar que, desde a década de 1960, os coronavírus são conhecidos. Já não é mais novidade que eles fazem parte de uma grande família de vírus, que podem causar infecções respiratórias em seres humanos e animais. Os sintomas são parecidos com os da gripe e resfriados e, como acontece com outras viroses, podem regredir espontaneamente.

O primeiro diagnóstico do Covid-19, no Brasil, ocorreu em fevereiro de 2020, em São Paulo, num homem recém-chegado da Itália. O diagnóstico foi realizado no Hospital Albert Einstein e a contraprova confirmada pelo Ministério da Saúde. Em tempo recorde – 48 horas –  pesquisadores brasileiros conseguiram sequenciar o genoma desse novo coronavírus, conquista importante para obter informações sobre sua origem e o desenvolvimento de vacinas.

O tempo de incubação, isto é, do momento em que ocorreu o contágio até o aparecimento dos primeiros sintomas, varia entre um e 14 dias. Segundo dados fornecidos pela OMS, o tempo médio é de cinco dias.

São considerados grupos de maior risco para a Covid-19:

De maneira geral, são sintomas iniciais da Covid-19:

O tratamento para o Covid-19 é sintomático e de suporte, uma vez que ainda não existem medicamentos específicos liberados pela ANVISA contra a doença.

O isolamento é recomendado para os casos positivos pelo período mínimo de 5 dias. O uso das máscaras deve ser acompanhado das medidas básicas de higiene.

Até o presente momento, a única medida eficaz para reduzir a mortalidade e a progressão da doença é a vacinação!

Fale com nossa equipe de atendimento: